segunda-feira, 16 de maio de 2011

Newt Gingrich - um candidato amigo de Portugal


Newt Gingrich está na corrida para chegar à Casa Branca em 2012. Gingrich foi speaker do Congresso dos Estados Unidos entre os anos 1995 e 1999 (Bill Clinton era o POTUS na altura), e pode ser considerado um histórico do Partido Republicano. Foi também escolhido como a Pessoa do Ano 1995 pela revista Time. É um candidato muito interessante e amigo de Portugal.


Tive o privilégio de conhecê-lo no dia 24 de Março de 2010 em Washington D.C., num fórum transatlântico organizado em conjunto pelo Instituto da Liderança Hispânica no Congresso (CHLI) e pela Fundação para a Análise e Estudos Sociais (FAES), liderada pelo ex-Presidente do governo espanhol, José María Aznar.

Neste fórum, Gingrich fez um belíssimo discurso que incidiu sobre três temas principais: o papel dos Estados Unidos no mundo, a difusão internacional de ideais conservadores, e o problema da emigração ilegal.

Newt Gingrich é conhecido por ter um grande sentido mediático, por ser polémico, e por produzir bons sound bites que são títulos de notícia. É um bom comunicador. Mas, por outro lado, tem os cabelos brancos da sabedoria, que lhe conferem maior profundidade às intervenções. A propósito desta sensibilidade clássica para a argumentação, ouvi-o citar Margaret Thatcher, dizendo: "First you win the argument, then you win the vote".

Sobre o papel dos Estados Unidos no mundo, Newt Gingrich diz que o seu país precisa de mais humildade e ponderação na tomada de certas decisões a nível internacional. A América deve ouvir antigas potências mundiais como Inglaterra, Portugal, Espanha, ou a Holanda. Estes países têm experiências valiosas e informações privilegiadas sobre certos povos e regiões do mundo, que deviam ser mais aproveitados pelos EUA. Gingrich disse tudo isto no seu discurso.

No fim da conferência, fui conhecê-lo e disse que era português. Ele respondeu-me logo que era um grande admirador da cultura do nosso País e estudioso apaixonado da nossa História. Hoje, Newt Gingrich é candidato à nomeação republicana para a Casa Branca. Todas as notícias sobre esta candidatura podem ser acompanhadas aqui. Seria muito interessante para nós que o próximo Presidente dos EUA desse, como ele, mais valor a Portugal.

Sem comentários: