quinta-feira, 19 de maio de 2011

comunicar através dos 5 sentidos


A comunicação é mais memorável quanto mais sentidos explorar. O ideal é comunicar através dos cinco sentidos, porque assim a experiência é memorável durante mais tempo, liga-se a mais episódios pessoais da história da nossa vida, e ajuda-nos a fazer escolhas, isto é, a decidir (comprar, fazer, votar, etc.).

Normalmente não compro um livro sem o sentir nas mãos, o abrir e folhear. Para comprar roupa também é importante o toque do tecido. Uma questão de tacto.

Também o marketing dos cheiros tem de ser levado cada vez mais a sério. Por exemplo, quem não gosta de sentir o cheiro especial de casa após uma longa viagem? Ou do cheiro de um carro novo? E quem não reconhece o perfume próprio de certas lojas como a Abercrombie & Fitch?

Se os cheiros são cada vez mais usados para vender, também os sons têm um caminho a fazer na comunicação. Frank Luntz, um grande especialista americano em comunicação, fala-nos aqui da importância comunicacional dos sons:

"Someday, somebody is going to make a lot of money based on a simple sound - the sound of the clink of a glass or two beer bottles tapped together. It's a toast that connects friends and family personally and emotionally, and makes you appreciate a special moment even more. It's an immediate trigger for celebration. Most important, it makes you want to order another round. Only a few beer ads have shown the toast, and even fewer still have included the sound. An ad built around the clink will sell a lot of beer.


Same with the flip-tab of a can. The sound of air as it escapes the can is the sound of refreshment at hand, whether it's beer or soda. Pop a can and you automatically feel relaxed and recharged even before you taste the liquid." Frank Luntz, in "What Americans really want... really", p. 36

Quanto às imagens, como vemos pela que pus acima a ilustrar o som da lata, valem mais que mil palavras. Embora haja palavras que, quando combinadas com mestria, também pintam grandes cenas.

E o gosto sempre foi uma boa forma de persuasão. Ou não é pela barriga que muitas mulheres conquistam os seus maridos?

Está à vista o poder comunicacional associado a todos os sentidos. A comunicação velha serve-se basicamente de imagens e sons. Mas está provado que traz resultados muito mais efectivos se tentarmos transformar a velha comunicação numa experiência de vida, numa viagem sensorial, através não só da visão e da audição, mas também do tacto, do cheiro e do gosto.

Só as experiências marcantes se tornam memoráveis por algum tempo. E o maior inimigo da comunicação é o esquecimento.

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