domingo, 22 de maio de 2011

grandes fotografias políticas (III)



Dia 20 de Abril de 2007. Era o último dia da campanha eleitoral para eleger o novo Presidente da República Francesa. O conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal eram os favoritos para passar à segunda volta, e disputar a sucessão do presidente Jacques Chirac. Na altura, ambos estão próximos nas sondagens.

Lembra-se onde é que Ségolène Royal passou o seu último dia de campanha? Eu não. Provavelmente fez umas arruadas, esteve num jantar com muitos militantes e alguns VIP's, e encerrou a campanha com o típico comício cheio de discursos inflamados e gente com bandeirinhas. O costume. Mas Nicolas Sarkozy não fez nada disso. Antes escolheu ir aos pântanos da Camarga, no sul de França, tirar umas fotografias montado num cavalo branco. Algumas destas fotografias percorreram mundo e são memoráveis.

Contrastando com a feminilidade e beleza de Ségolène, Sarkozy quer mostrar-se viril, montando o cavalo branco entre os touros. Mas temos mais. Temos uma clara referência a Napoleão Bonaparte, cuja figura é lembrada nesta célebre pintura de Jacques-Louis David: Napoleão cruzando os Alpes, também vestido de encarnado e montando um cavalo branco. Nicolas Sarkozy, com esta fotografia, conseguiu convencer os franceses que seria o próximo presidente de todos eles, e o único capaz de devolver ao país a grandeza de outros tempos. Sarkozy não só falou sobre a sua mensagem; Sarkozy vestiu a sua mensagem e tornou-se ele próprio a mensagem. Depois de passarem à segunda volta, Ségolène Royal teve 46,9% dos votos e Nicolas Sarkozy alcançou o Eliseu com 53,1%.

Quando os políticos são a mensagem que querem transmitir, então acontecem grandes fotografias políticas como esta.

---------

Artigos relacionados:

1 comentário:

Francisco disse...

Olá Cruz,
Então tu estas a meter-te na política? O Prof. Olavo de Carvalho está a oferecer-se para dar um curso a quem tiver verdadeira vocação política. http://www.youtube.com/watch?v=AQoutkY7nmI&feature=share&t=1h11m8s
Vou citar o teu nome numa publicação dele no Facebook onde poderás inscrever-te se estiveres interessado.
Um abraço,