quarta-feira, 1 de julho de 2009

uma oportunidade para compreender os nossos jovens

-
"Hunter x Hunter" é um anime que vale a pena conhecer. A exibição do primeiro episódio data de 1999 e baseia-se na história manga que continua hoje a ser calmamente escrita pelo seu autor de sempre, Yoshihiro Togashi. (Nota: por manga entenda-se a banda desenhada japonesa e por anime, os respectivos desenhos animados na TV.)
-
Trata-se da história de 4 amigos que, entre perigosas aventuras vividas no limite, crescem juntos nos valores japoneses que lhes são incutidos enquanto frequentam os exigentes exames de caçador. Estes desenhos animados falam de honra e de verticalidade, aquilo que por cá se tornou difícil encontrar...
-
No entanto, nada de confusões: são episódios para serem vistos com os pais, pelo menos até aos 15 anos. É que, a cultura japonesa, tem aspectos que exigem alguma preparação/maturidade para serem entendidos sem causarem lamentáveis danos colaterais na formação dos nossos jovens. É preocupante saber como certos pais não se interessam pelo anime, ou até desconhecem o que é. O anime está presente em Portugal à vários anos, mas agora é moda como nunca foi. Mais, saber um pouco de anime tornou-se essencial para percebermos grande parte dos adolescentes de hoje.
-
"Hunter x Hunter" dá de 2ª a 6ª feira no Animax, mas quem quiser apanhar a série desde o princípio, este fim-de-semana também se transmite os primeiros 4 episódios nesse mesmo canal. Esta é uma das melhores oportunidades para quem se quiser estrear neste complexo mundo do anime.
-

3 comentários:

O Troikado disse...

Que bom ver alguém a falar de anime em Portugal, pena não ter grande fama e haver tanto desconhecimento sobre isso.
Encontrar mangas é complicadissimo, desafio qualquer um a ir a uma fnac e a ver se encontra algo diferente de Bleach, Death Note, Naruto ou Fruits Basket, e para piorar sofre de 2 problemas ao nivel de mentalidade face aos mesmos.
Ou são encarados como bonecos infantis (e temos Elfen Lied que é do mais violento que há na secção infantil).
Ou então são encarados da forma oposta (e vemos animes para crianças na secção de adultos).
Seria interessante mudar isso.
Em relação ao post: Não conheço Hunter X Hunter (neste momento tou a ver outros) mas já fiquei curioso.
Deixo já 3 recomendações:
Chobits: Para maiores de 16 anos, mas com grandes valores lá presentes como a castidade ou a entrega só a quem merece. No fundo trata-se de um conto de fadas com várias histórias de amor pelo meio.
Tsubasa: Reservoir Chronicles: Para maiores de 12 anos e bastante divertido e também bastante virtuosa, e como tem quase 60 episódios dá para divertir.
E Angelic Layer: Essa para todas as idades, ultra divertida, colorida, perfeita para qualquer criança.
Uma menção também para Cardcaptor Sakura (embora esta seja mais para meninas)
Tava a procura demais uma série para ver e acho que este post me fez encontrá-la.
Obrigado.
Abraço

António Vieira da Cruz disse...

Caro Manuel

Cada vez o desconhecimento é menor. Já vejo muitos miúdos a aplicar palavras japonesas para descrever situações, como nós usamos as palavras "internet" e "e-mail" para falar de coisas que em português se tornam "kitsch" de nomear.

Obrigado pelas recomendações. Conheço bem o Tsubasa, mas os outros não. Espero que aprecies o Hunter x Hunter tanto como eu gosto. Um abraço e até breve!

Alma peregrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.