quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Obama, ou a vitória da "causa dos direitos civis"

-
J.F. Kennedy terá dito a Martin Luther King que, antes do fim do século XX, um negro chegaria à presidência dos Estados Unidos. Ontem cumpriu-se meia profecia – a sua promessa do homem na lua antes da década de 60 terminar foi cronologicamente mais certeira. Em boa verdade, JFK e o Dr. King são os grandes testadores da oportunidade política que Obama herdou.

JFK, democrata dotado de grande oratória e capacidade de liderança, mostrou com o seu exemplo que os católicos também podem ser presidentes dos EUA, sem que a sua ligação moral a Roma prejudique a independência exigida no exercício das funções presidenciais. Foi uma barreira derrubada, e os católicos norte-americanos agradecem.

Kennedy igualmente apoiou política e pessoalmente a causa dos direitos civis - civil rights movement -, brilhantemente encabeçada por Martin Luther King. King possuía um discurso empolgante e, no seu idealismo, não se limitou a sonhar, actuou e deu o corpo pela igualdade de direitos até à morte.

Barack Obama representa a realização concreta do sonho dos mártires Dr. King e J.F. Kennedy, bem como de todos aqueles que lutaram pela igualdade de direitos na América. O novo presidente dos Estados Unidos é um excelente orador. No entanto, a sua maior herança não é a entusiasmante capacidade discursiva de JFK ou King, mas a oportunidade de mostrar que naquele país os africano-americanos têm os mesmos direitos que as outras raças, tal como Luther King quis, e tal como Kennedy mostrou que os católicos têm os mesmos direitos que as outras religiões.

Muitas análises podem ser feitas acerca dos planos políticos de Obama para o futuro da América e do Mundo, mas para compreender os seus efeitos prefiro esperar um ano. O que realmente faz deste um momento histórico é a viragem definitiva de mais uma página do preconceito humano e, uma vez mais, foi a América que inaugurou uma nova etapa na igualdade de oportunidades, na vida das pessoas, e na política em geral.
-
- Ask not what your country can do for you - ask what you can do for your country. (J. F. Kennedy - 1961)
- I have a dream… (M. L. King Jr. - 1963)
- Yes we can! (B. H. Obama - 2008)
-

2 comentários:

joaquim disse...

Também quero esperar António, um "anito", porque às vezes são tão altas as esperanças....

Abraço amigo em Cristo

António Vieira da Cruz disse...

Um ano, pelo menos... com o nosso amigo Bush, uma circunstância mudou toda a sua política num ápice, e até ao fim...! Um abraço