sexta-feira, 30 de junho de 2017

13 de Maio de 2017

(Originalmente publicados no "Jacaré parado vira mala" no dia 14 de Maio de 2017)
---



Não posso deixar de assinalar este 13 de Maio de 2017. Foi um dia riquíssimo e que será recordado por muitos anos no nosso país. Provavelmente nem todos os Portugueses terão tido 3 alegrias como eu. Mas qualquer destes acontecimentos é notável.

Fátima
O Papa Francisco veio a Fátima pela primeira vez na sua vida, neste centenário das aparições, e assumiu vir como peregrino. Rezou aos pés de Nossa Senhora juntamente com mais de um milhão de pessoas, riu, ensinou, e canonizou os mais jovens santos não-mártires da Igreja: os irmãos videntes de Aljustrel, São Francisco e Santa Jacinta. É muito bom para os meus sobrinhos e filhos terem crianças que, com as suas idades, são exemplo de oração, de sacrifício, de bondade, de amizade com Nossa Senhora e com Deus e, enfim, de santidade. “Cantemos, alegres, a uma só voz: Francisco e Jacinta rogai por nós!”

Papa Francisco na Procissão das Velas - Fátima 12.05.2017
Futebol
Ao derrotar o Vitória de Guimarães por 5-0 em Lisboa na penúltima jornada, o S.L. Benfica conquistou o seu 36º título nacional, ou seja mais 9 que o F.C. Porto e o dobro que os 18 do Sporting C.P., seus grandes rivais. A temporada foi pautada por muita tensão, acusações e falta de fair play. O ambiente neste desporto está irrespirável, e para isso contribuem dirigentes, claques, jornalistas e comentadores dos vários clubes. Valeram dois golos de elevada nota artística (Raúl Jiménez e Jonas) e que me fizeram lembrar porque gosto de futebol. E os jogadores do meu clube são tetracampeões pela primeira vez na História do clube. “Que nos campos a vibrar, são papoilas saltitantes!”

Música
Desta vez, no Festival Eurovisão da Canção, ganhou uma bonita música (Amar pelos dois) interpretada por um grande artista chamado Salvador Sobral. Ele tem as suas críticas a fazer a este tipo de concursos, e talvez tenha alguma razão nesses reparos, mas não esqueça que é graças a esses certames que o conhecemos. E Portugal ganhou pela primeira vez este concurso, depois de ter tentado por dezenas de vezes, sendo que nos últimos anos as canções que levámos não tiveram a qualidade de outrora. “Talvez devagarinho possas voltar a aprender…”

Gostava ainda de chamar a atenção para outra canção que me tocou, não tanto pela melodia (normal) mas pela sua mensagem. A música Italiana “Occidentali’s Karma”, interpretada por Francesco Gabbani, faz uma crítica muito interessante da sociedade europeia contemporânea, sublinhando as contradições do relativismo, da cultura da internet, da superficialidade de quem se acha muito cosmopolita e polivalente mas que no fim de contas é apenas mais um macaco no meio de outros. “Namasté, allez!”


Outros assuntos a ter debaixo d'olho
- O ataque informático a várias empresas estratégicas, tanto em Portugal como lá fora. Ainda ninguém explicou que tipo de informação é que os piratas têm em sua posse, mas pode ser um grande abre olhos para os consumidores e clientes. Esta semana, por exemplo, soube que a MEO tem uma ficha de cliente sobre mim, onde vai apontando o conteúdo das minhas interacções com a empresa (contas, consumos, queixas, etc.). A essa ficha sobre mim têm acesso todos os trabalhadores da MEO, mas eu não. Pedi-lhes uma transcrição de todo o conteúdo, que ainda estou à espera de receber. E se eu não gosto que uma empresa faça uma ficha sobre mim, ainda menos me agrada que esse tipo de informação circule pela internet e seja transaccionada.

- O estranhíssimo despedimento do Director do FBI James Comey pelo Presidente Donald Trump. Lembremos que a única vez que um Presidente dos EUA despediu um Director do FBI foi Richard Nixon antes de rebentar o escândalo de Watergate, que o conduziu à demissão forçada da presidência.

- Por falar no Presidente Trump, voltemos ao Papa Francisco que o vai receber no Vaticano no próximo dia 24 de Maio e à saída de Fátima disse que tenta não julgar ninguém sem o conhecer pessoalmente primeiro e que o seu encontro será de grande sinceridade. Também em Portugal se encontrou com Marcelo Rebelo de Sousa e com António Costa. O que lhes terá dito?

Para o Papa, Fátima é um lugar de Paz. E talvez a principal mensagem da sua vinda é que, em Nossa Senhora, “temos Mãe”! Assim seja.

Já Portugal, faz lembrar o Reino Unido dos anos 90, na sua fase Cool Britannia. Portugal está na moda: o turismo continua a crescer, a economia aparentemente também, o Secretário-Geral da ONU é Português, o Presidente da República é muito popular, a Selecção Nacional é campeã da Europa, os melhores jogadores de futebol, futsal e futebol de praia do mundo são Portugueses, temos bons treinadores, agora o vencedor do Festival Eurovisão da Canção é Português, e o Papa Francisco esteve em Fátima. Talvez estejamos perante uma Cool Lusitania. A questão é saber como aproveitarmos esta onda da melhor maneira.

Sem comentários: