sexta-feira, 15 de outubro de 2010

grandes fotografias políticas (I)

-
David Cameron, Primeiro-Ministro britânico, a começar o dia com uma tosta enquanto lê as notícias matinais no seu iPad. Simplicidade no compromisso. Começar o dia alimentando o corpo e a mente. O domínio tecnológico e o glamour do poder, para inglês ver. A grande força desta fotografia (além da evidente qualidade no aproveitamento da luz), é que mostra um político apaixonado pelo seu trabalho.
-
É difícil eu gostar de uma fotografia de um político a jogar golfe, por exemplo, como as equipas de comunicação de Obama ou Bush insistiam em tirar. Porquê? Porque essas imagens podem ser usadas pelos adversários contra eles: "está fora da realidade"; "anda praticando desportos de gente rica, esquecendo-se da gente pobre"; "nem sequer sabe pegar no taco, tal como não soube pegar no País", etc., e por aí fora. Claro que o cenário seria pior ainda se o golfista fosse Sócrates ou Zapatero, pois nos Estados Unidos o golfe é um desporto nacional e na Europa continental o golfe é uma prática bastante mais elitista.
-
Este retrato de David Cameron não tem pontos negativos nem ambíguos por onde os adversários possam pegar, apenas mostra um Primeiro-Ministro trabalhando com gosto à mesa do pequeno-almoço. Porque acima de tudo, ele foi eleito é para trabalhar. Ou pelo menos, é essa a cultura do seu país.
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse em Portugal, diziam que devia ter a mania de ser rico pq a torrada tinha manteiga... é que aqui a manteiguinha vai passar de 6% para 23% de iva, o que vai deixar muita gente "empapada"...

António Vieira da Cruz disse...

Vai na volta, e a tosta tem mas é margarina...!