sexta-feira, 29 de maio de 2009

Feria de San Juan - Badajoz

-
Está fechado o cartel para a feira de San Juan de Badajoz e, como é costume, são grandes os nomes que por lá vão passar. De sábado 20 de Junho a quarta-feira dia 24, o cartel é o seguinte:
-
Dia 20 - 6 touros de Los Espartales, para os cavaleiros Pablo Hermozo de Mendoza, Diego Ventura, e Manuel Lupi (foto cima esq.) que toma a alternativa. Este dia é de encontro entre países irmãos: Hermozo de Mendoza, um espanhol de Estella, Navarra; Diego Ventura, nascido em Lisboa é português pelo lado do pai e espanhol pela mãe; e Lupi, português por ambas as partes. Maior equilíbrio de nações não se podia pedir no primeiro dia destas festas raianas, mas o que interessa é que os touros saiam bons e a tarde se desenrole entretida nesta data que é para Lupi particularmente especial. Será interessante ver em que resulta o despique entre Mendoza e Ventura, que ultimamente tanto têm rivalizado, dentro como fora das arenas.
-
Dia 21 - 6 touros de Jandilla, para El Fundi, José Tomás e Miguel Ángel Perera, este último da casa. Para além do veterano Fundi, as atenções estarão postas em José Tomás e em Perera, talvez os dois matadores mais credenciados da temporada presente e da última. Se os touros colaborarem, tê-los no mesmo dia será um privilégio para os olhos.
-
Dia 22 - 6 touros de Zalduendo, para Antonio Ferrera, Morante de la Puebla e, novamente, para Miguel Ángel Perera. Para além de Perera, a raça e as banderillas do extremeño Ferrera e a elegância do artista Morante (foto cima dta.) quando está inspirado, são ingredientes mais que suficientes para uma belíssima tarde de triunfos.
-
Dia 23 - 6 touros de Bernardino Píriz, para Javier Solís, Ambel Posada e Jairo Miguel. Como todos os anos, há um dia que é dedicado aos toureiros da região. Registo para Ambel Posada (foto baixo esq.), que já deixou faenas de boa memória, e que, de perfil, faz lembrar um conhecido quadro onde o grande Manolete aparece pintado. Nunca vi Jairo Miguel, mas sei que o rapaz de 16 anos é valente, já teve uma colhida no México em 2007, que o deixou quase às portas da morte, e mesmo assim decidiu continuar na arte, e tomará a alternativa amanhã em Cáceres.
-
Dia 24 - 8 touros de Daniel Ruiz, para Enrique Ponce, Antonio Ferrera (novamente), El Juli, e Cayetano Rivera Ordóñez. Dia de São João é dia de festa em Badajoz, e por isso serão apresentados não seis, mas oito reses bravas. Também o cartel deste dia é de alto calibre, com destaque para a mestria e seriedade de Ponce e de Juli (foto baixo dta.). Cayetano, para além da raça que demonstra na arena, tem o mérito de trazer à praça muitas senhoras aficcionadas.
-
Tudo aponta para uma excelente Feria de San Juan, e em princípio a Conspiração das Teorias estará presente para trazer a reportagem destes dias ao estimado conspirador que nos lê.
-

2 comentários:

Pedro Frazão disse...

Lá estarei dia 21 para ver o mítico José Tomás!
Um forte abraço

António Vieira da Cruz disse...

Lá nos encontraremos, caro Pedro! Um abraço