domingo, 15 de fevereiro de 2009

toca a reunir

-
No dia 24 de Janeiro, o Papa Bento XVI deu um importante passo ecuménico ao levantar as excomunhões dos quatro bispos da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) que haviam sido ilicitamente consagrados em 1988, e que hoje devem ser por nós acolhidos na Igreja.
-
No entanto, parece que as habituais vozes barulhentas que se ouvem fora da Igreja contagiaram desta vez com algum sucesso certas facções da Igreja que, desde o levantamento das excomunhões, subiram o tom das provocações entre si a níveis pouco dignos. O problema, ao contrário daquilo que os media nos querem vender, não está tanto entre os mais altos responsáveis de ambas as partes - que em geral têm pedido desculpas quando porventura cometem excessos -, mas no vírus do ódio já infiltrado entre alguns leigos. Tenho lido muitos artigos de progressistas, bastantes blogues de tradicionalistas, tantos insultos, tanta raiva, tanto extremismo, de parte a parte... parem, chega, já basta!
-
Como querem amar com tanto ódio? Como querem ser santos se se acham suficientemente deuses para julgar o próximo como só Deus o pode e deve fazer? É assim que se dizem humildes? É assim que respeitam o Papa? Não falo mais para uns que para outros, o limite já foi amplamente ultrapassado de ambos os lados, o que entristece qualquer pessoa que ame a Igreja... já chega de poluição, ouçam o Papa, juntem-se à maioria silenciosa, voltem a Cristo, dêm as mãos, olhem-se como irmãos que somos e, se queremos mesmo ser católicos... sejamo-lo verdadeiramente!
-
O Papa abriu à FSSPX uma porta que anteriormente estava apenas entreaberta. Cabe agora aos nossos irmãos da FSSPX passar esta porta, se quiserem, e para tal terão de reconhecer plenamente o Concílio Vaticano II, bem como o magistério dos Papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e do próprio Bento XVI - anunciou-o recentemente a Secretaria de Estado do Vaticano.
-
Bento XVI voltou a pedir as nossas orações pela união da Igreja, para que Deus ilumine o nosso caminho, e para que cresça em todos os pastores e fiéis o empenho no apoio à delicada e pesada missão do Papa, que é o guardião da unidade da Igreja. "A Conspiração das Teorias" associa-se ao Papa Bento XVI e às orações por ele. Tem sido um grande Papa.
-

Sem comentários: